sábado, 14 de junho de 2008

DIA DO "ZÉ GOTINHA"



Começa neste sábado a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

Com o tema “Tem que vacinar, não pode bobear”, a meta do Brasil e do estado é vacinar noventa e cinco por cento das crianças menores de cinco anos.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações (PEI) da Secretaria de Estado da Saúde(Sesa), Marta Casagrande, o objetivo é atingir o maior número possível de crianças neste sábado.
No país são quinze milhões de crianças menores de cinco anos e no estado a expectativa é de que duzentos e sessenta e nove mil crianças.

Foram gastos onze milhões de reais para a realização da campanha. Cinco milhões foram repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação da campanha, o restante para compra das doses da vacina.
Quatro mil e quatrocentas pessoas vão trabalhar no estado em dois mil e quatrocentos postos de vacinação. O objetivo da campanha é garantir a erradicação da poliomielite no Brasil.
As “gotinhas” protegem os pequenos contra uma doença que compromete o sistema nervoso central e que leva à atrofia de músculos, conhecida como paralisia infantil.
O último registro de pólio no Brasil ocorreu em 1989.
Em 1994, a Organização Mundial de Saúde (OMS) concedeu ao Brasil o certificado de erradicação da doença. Apesar de novos casos não serem registrados, a vacinação de crianças é imprescindível, porque a paralisia infantil continua a fazer vítimas pelo mundo.
No Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão a doença é endêmica. Este ano, até junho, foram registrados quinhentos e vinte e dois casos.

Portanto, pais e responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação.


"O bom da vida é ser feliz"


Nenhum comentário: